Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Antes santificai a Cristo, como Senhor, nos vossos corações; e estai sempre preparados para responder, com mansidão e temor, a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. 1 Pedro 3:15


Depois da queda do homem...

 

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Gênesis 3:17-19

relógio-mão-tempo.jpg

Já entramos no último mês deste ano de 2017, e mais uma vez, fica a sensação que mais um ano se passou... a uma velocidade incrível. Enfim.

 

Tenho 26 anos, e pessoalmente, começo a sentir uma certa angustia à medida que o tempo passa. Já fez 10 anos que entrei para o secundário, e hoje ponho-me a pensar nos erros que cometi, nas más opções ou do que poderia ter vivido. Por outro lado, os 30 anos começam a avistar-se, e é também angustiante pensar no que será o meu futuro. 

 

Irei casar e constituir uma família? Financeiramente irei encontrar estabilidade com um emprego que me dê satisfação? Será que daqui a 15 ou 20 anos perderei a minha beleza física e me tornarei num tipo gordo e careca?

 

Mas, independentemente da história individual de cada um, uma coisa é certa e é comum em todos nós: iremos voltar ao pó - como Deus nos diz na sua palavra em gênesis capítulo 3. Isto, fruto do pecado que habita em nós.

 

Mesmo as pessoas ricas, sofrem ao longo da vida com as contrariedades de uma vida num mundo que jaz no maligno. 

 

À medida que o tempo passa, como já referi, fica também a nostalgia do que já se viveu, e a reflexão do que poderia ter sido feito ou evitado. Fica fundamentalmente a saudade dos bons momentos.

 

Neste período natalício, costuma até ser para muitas pessoas, a pior época do ano, pois é a altura em que se lembram dos familiares falecidos que já não poderão passar a noite de 24 de Dezembro consigo, e isso, naturalmente, que angustia.

 

Lá está, isto é tudo fruto do tempo que não pára e que caminha para o fim - para o nosso próprio fim neste contexto espaço\tempo.

 

Todavia, Deus pela sua misericórdia e pelo sangue do seu filho, nos convida a crer no evangelho, para que um dia possamos viver num contexto em que não existirá tempo e espaço, ou seja, viveremos eternamente com Deus e para Deus. Sim, para Deus, pois na eternidade iremos estar ocupados com a essência da vida que é precisamente Deus.

 

Na eternidade, não iremos viver angustiados com aquilo que passamos ou preocupados e apreensivos com que será o futuro. 

 

A essência da vida será conhecer a Deus e ter comunhão com o nosso Deus e Salvador Jesus Cristo. Se trabalharmos, será para Cristo. Se amarmos, será entre todos e todos amaremos a Cristo.

 

Na eternidade não haverá saudade, pois saudade representa o que já não tem retorno, mas, como a essência da vida eterna é conhecer a Deus e ter comunhão com o nosso Salvador, saudade é algo que nunca mais existirá, pois iremos estar eternamente naquele Reino e ocupados somente com Cristo.

 

Tristeza, também será algo que não caberá no céu.

 

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Apocalipse 21:3-7

 

No entanto, os sentimentos negativos por que passamos nesta vida, irão ser vividos eternamente no lago de fogo e enxofre. Mas para lá vão, todos aqueles que ignoram a Deus e a Cristo, porque julgam ainda nesta vida, que podem ser o seu próprio Deus continuando de coração duro relativamente ao evangelho e à necessidade de um novo nascimento.

 

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.
Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:1-16

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim


Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.