Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Antes santificai a Cristo, como Senhor, nos vossos corações; e estai sempre preparados para responder, com mansidão e temor, a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. 1 Pedro 3:15


20
Fev17

Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.

Gálatas 3:27

O baptismo é um mandamento, mas não é o baptismo da água que salva. Esse mandamento, tal como qualquer outro, é posterior à salvação que é dada por Deus.

 

O verdadeiro baptismo, ou o baptismo que salva, é o baptismo do espírito santo. Porque o baptismo como nós o conhecemos, é apenas um "revestimento", como Paulo diz na sua carta aos Gálatas.

 

O baptismo que salva passa por isto:

 

 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

João 5:24

 

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;

Efésios 1:13

 

Aqui em Efésios 1:13, Paulo utiliza o termo "selados". Significa isto, que o Espírito Santo habitará para sempre na pessoa que percebe a sua condição miserável e se converte a Cristo. Para a pessoa ficar "selada", não precisou de ser baptizada com água. Precisou simplesmente de "ouvir", e os dois versículos que mencionei referem-se precisamente ao "ouvir".

 

Imaginem uma criança baptizada, e que em idade adulta não acredita em Deus. De que vale ser baptizada com água? O baptismo com água é uma obra posterior à salvação já adquirida. Serve, como já foi referido, para nos revestirmos de Cristo. Para exteriorizar a nossa fé e a nossa salvação. Ponto.

 

Vamos ler o capítulo 3 do evangelho de Mateus:

 

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse:Voz do que clama no deserto:Preparai o caminho do Senhor,Endireitai as suas veredas.
E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.
Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Mateus 3:1-17

 

Ora o baptismo exterior é isso mesmo: "exterior". Mas o fundamental é o baptismo interior, e nos necessário é nascer de novo:

 

E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

João 3:1-7

 

Nota: Quanto ao texto de Efésios 1:13, o "Espírito Santo da promessa" deve ter a ver com o que Cristo disse aos seus disciplos antes de ser entregue:

 

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim


Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D